sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Drunkorexia, vc sabe o que é?



Na novela 'Viver a vida', de Manoel Carlos, a personagem da atriz Bárbara Paz, Renata, começará a sentir os efeitos da anorexia alcoólica. A anorexia alcoólica, também conhecida como drunkorexia, é a perda de apetite provocada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas.Em geral, são mulheres jovens, entre 20 e 40 anos que trocam uma alimentação adequada por todo um dia com o álcool. Entre as celebridades, a mania da 'drunkorexia', além de causas estéticas é impulsionada por cobranças do mercado, angústias e compulsões profissionais.Estudos psiquiátricos revelam que o alcoolismo feminino está associado a transtornos psicológicos relacionados à anorexia, bulimia, depressão e ansiedade. O álcool anestesia emoções ruins e beber de estômago vazio acelera os efeitos do álcool.
O tratamento é como qualquer um para alcoólicos. Buscando ajuda em grupos de apoio como AA (Alcoólicos Anônimos), tratamentos com psicólogos, psiquiatras e quando chega ao caso de drunkorexia, deve-se procurar ajuda também com nutricionistas, já que a perda de nutrientes ocasionada pela má alimentação é muito grande. Fiquem atentos em casos na família.

4 comentários:

Principe Encantado disse...

Muito boa a sua matéria, conheci hoje essa doença "drunkorexia", bem esclarecedor seu post.
Abraços forte

Mayra disse...

Bem, é uma tentativa de compensação de algo que falta na vida vazia que algumas celebridades levam. é uma doença que afetam não somente o corpo, mas a mente da pessoa.
Adorei o post!
bjoss^^

Júlio [Ebrael] disse...

Tempestade,
Resolvi vir ver seu blog tbm. E estou gostando dos assuntos variaos, sobre os quais eu possa te acrescentar algo.

Mas as fotos ali hem...é de dar medo!!

Fico com foto do seu perfil, que não tem anorexia nem drunkorexia!!
Bjs!!

Renato Trindade disse...

Tempestade,

Eu não conhecia essa doença. Nossa! Impressionante as fotos. Mais um terrível quadro causado pelo uso em excesso do álcool. Infelizmente... Parabéns pelo blog! Bom final de semana! Beijos, Renato_ò/

Estão na Chuva.